Cleopatra’s Needle Obelisk no Central Park

Você gostaria de conhecer uma escultura egípcia histórica, com mais de 3500 anos de idade, no coração de Manhattan?  Isso é possível ao visitar o obelisco Cleopatra’s Needle Obelisk, um obelisco egípcio dentro do Central Park.

Se preferir, leia diretamente cada tópico deste artigo:

Cleopatra’s Needle Central Park

Mais do que uma escultura incrível, o obelisco de nome Cleopatra’s Needle Obelisk é o objeto mais antigo feito pelo homem presente no Central Park. Além disso, é o monumento ao ar livre mais antigo de Nova York.

Com mais de 3500 anos, esse incrível monumento tem proporções impressionantes e parece improvável não terem sido construídos ali mesmo no Central Park. Além de ser uma grande obra da engenharia, o obelisco é um pedaço impressionante da história da humanidade.

Cleopatra's Needle no Central Park.
Cleopatra’s Needle no Central Park. Foto: centralparknyc.org

O obelisco encontra-se atrás do MET (Metropolitan Museum of Art), dentro do Central Park.

Uma escultura construída antes de Cristo

Por volta de 1450 antes de Cristo, para celebrar o aniversário do trigésimo ano do reinado do Faraó Thutmose III, artesãos egípcios esculpiram em granito rosa 2 obeliscos gigantes que foram instalados perto do Templo do Sol na antiga cidade egípcia conhecida como Heliopolis.

Cleopatra's Needle no Central Park visto de dentro do Metropolitan Musem of Art.
Cleopatra’s Needle: vista de dentro do Metropolitan Museum of Art. Foto: Greg Young.

Cada um dos obeliscos foi feito de uma peça única de pedra esculpida com mais de 20 metros de altura e 220 toneladas. Certamente um presente grandioso de aniversário de reinado.

O ataque dos Persas e uma grande descoberta

Por mais de 1500 anos as esculturas decoraram a região do Templo do Sol, até que foram derrubadas e queimadas em um ataque dos Persas no ano 525 depois de Cristo.

Depois do ataque os obeliscos permaneceram enterrados nas areias do deserto egípcio por mais de 500 anos, até que foram descobertas pelo imperador romano Caesar Augustus e transportadas para Alexandria.

Faraó Thutmose III, que mandou construi o Cleopatra's Needle, retratado em Mural Egípcio.
Faraó Thutmose III retratado em mural egípcio. Foto: boweryboyshistory.com

Lá os monumentos foram erguidos em frente ao Caesarium, um templo concebido por Cleópatra, o que pode explicar a razão de terem recebido o apelido de “Agulhas de Cleópatra” que permanece até hoje.

A chegada do Cleopatra’s Needle no Central Park

Anos depois, já no século 19, havia um grande interesse em objetos egípcios (momento conhecido como egitomania). Desse modo, as principais cidades do mundo queriam seus próprios artefatos e com Nova York não foi diferente.

Em 1878, o governo egípcio doou um dos obeliscos para a Inglaterra e ele foi erguido na cidade de Londres. Um ano depois, o outro obelisco foi anunciado como um presente para os Estados Unidos, em 1879. Mas há quem diga que o monólito não foi doado, mas sim adquirido por um grupo bem conhecido na história americana.

Henry Honeychurch Gorringe.

Apesar da confusão em relação a compra ou doação, há consenso a respeito do nome do principal responsável pela remoção, transporte e instalação do monumento: Henry Honeychurch Gorringe, um oficial da marinha, aventureiro e maçom.

Mistérios e ligação com a maçonaria

Há quem diga que esse interesse especial nos obeliscos de Alexandria não era apenas ligado a egitomania, mas sim um fascínio especial de um determinado grupo: a maçonaria.

Ligação maçônica com o Cleopatra's Needle.

Isso não se caracteriza como teoria da conspiração ou história fantasiosa, pois é fato conhecido que os maçons participaram ativamente da construção da América. No caso do obelisco, o fato de Henry Honeychurch Gorringe ser um maçom conhecido e ter sido o principal responsável pela vinda do monólito para a América reforça a teoria do envolvimento da organização com a escultura.

Levantado em 1881 no Central Park

A jornada para chegar até o local onde está hoje é digna de um filme e foi nacionalmente reconhecida como um grandioso esforço humano e conquista da engenharia.

Para se ter uma ideia, para carregar o obelisco do ponto onde desembarcou no Hudson River até o Central Park foram 112 dias transportando o monolito de 220 toneladas em uma linha férrea improvisada.

Finalmente, em 22 de janeiro de 1881, o obelisco foi levantado. Debaixo dele, foi enterrada uma cápsula do tempo que contém um censo americano de 1870, uma bíblia, um dicionário, todos as obras de William Shakeaspeare, um guia do Egito e uma cópia da declaração de Independência.

Cleopatra's Needle no Central Park no século 19.

Um mistério que dura até hoje

Por fim, um último mistério sobre o local que dura até hoje é que o homem que orquestrou a compra e transporte do obelisco, Henry Honeychurch Gorringe, também colocou uma pequena caixa na cápsula do tempo. Seu conteúdo, no entanto, é desconhecido até hoje.

E aí, o que será que tem nessa caixa?

Seguro Viagem para Nova York

Agora que você já sabe tudo sobre o obelisco do Central Park, quero te dar mais uma dica super importante para sua viagem. Nunca vá para os Estados Unidos sem um bom seguro, pois isso pode literalmente acabar com a sua viagem.

Não importa quanto você economize na baixa temporada, um simples atendimento médico nos Estados Unidos pode custar mais do que sua viagem inteira. Na primeira viagem que fiz para Orlando, eu quase perdi R$ 83.359,20 por conta de uma internação de 2 dias.

Eu escrevi um artigo contando em detalhes (e com provas) toda essa história. Ainda trago boas dicas de como economizar no seguro viagem. Clique no link a seguir e descubra como quase perdi R$ 83.359,20 (e minha esposa) por conta de uma dor de garganta.

Chip de Internet em Nova York

Em Nova York não tem Internet grátis em todos os lugares o que pode ser muito complicado, já que o celular acaba sendo a principal ferramenta para se localizar por lá.

Até para postar stories e fotos nas redes sociais, sem um bom chip de Internet fica difícil, pois você acaba dependendo do wi-fi da sua hospedagem.

Felizmente é bem prático de resolver esse problema, basta comprar um chip de Internet. A telefonia móvel em Orlando funciona super bem e com um bom chip você vai estar sempre conectado.

Nosso principal parceiro é o Viaje Conectado e a gente sempre indica pegar o chip com eles porque acaba sendo mais simples e mais barato do que comprar nos Estados Unidos.

É só fazer o pedido pela Internet que eles entregam na sua casa.

Para mais artigos sobre datas em Nova York, leia também:

Agradecimento pelas referências e fotos incríveis ao Podcast boweryboyshistory.com e também ao site https://www.centralparknyc.org/articles/obelisk.

Deixar uma resposta