Bairros de Nova York: quais são?

Conhecer os bairros e distritos de Nova York é bem importante para o planejamento da viagem. Pois entender quais regiões ficam próximas e em qual bairro vale mais a pena se hospedar para visitar as atrações que você deseja facilita muito na hora de montar o roteiro.

Confira os tópicos deste artigo:

Entenda a divisão de Nova York

Nova York é um estado americano que tem uma cidade de mesmo nome, parecido com o que ocorre com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro aqui no Brasil.

Para evitar essa confusão com o nome do estado, Nova York é conhecida como “New York City (cidade)”. Um detalhe óbvio mas que muita gente não sabe.

A cidade de Nova York é dividida em apenas 5 grandes bairros, que na realidade são distritos. Dentro de cada um deles existem diversas regiões, cada uma com seu charme e suas peculiaridades.

Manhattan

O distrito mais famoso certamente é Manhattan, a ilha que fica entre os rios Hudson, Harlem e East. É também um dos lugares mais caros do mundo para se viver. Estima-se que uma a cada 10 pessoas que vivem em Manhattan é milionária.

Manhattan é o coração da cidade, onde fica a maior parte das grandes empresas. Como é mais caro viver no distrito principal, a maioria das pessoas trabalha em Manhattan mas moram em outros distritos mais acessíveis.

Para nós turistas Manhattan é o principal lugar da cidade, pois é lá que ficam a maioria das atrações turísticas mais conhecidas de Nova York, como Central Park, Empire State e Times Square por exemplo.

Times Square, Manhattan, Nova York.

Dentro de Manhattan ficam diversos “bairros” menores, como Chinatown, Tribeca, SoHo, Greenwhich Village, Hell’s Kitchen, entre outros. Vale a pena conhecer o máximo de lugares possível, pois cada região tem um charme e uma vibe bem particular.

Brooklyn

Com mais de 2,5 milhões de habitantes o Brooklyn é o distrito com mais moradores em Nova York. Bem diferente de Manhattan, o bairro é praticamente outra cidade (no passado era uma cidade independente).

O espírito de fortalecer a comunidade local fez o Brooklyn se desenvolver muito nos últimos anos. Há ótimos restaurantes, shoppings, parques e feiras por lá. A Brooklyn Brewery é um exemplo de marca local que faz sucesso mundialmente.

O Brooklyn também é o lar de muitas celebridades e artistas, como Matt Damon, Anne Hathaway e Patrick Stewart.

Ponte do Brooklyn em Nova York.

Um dos melhores passeios por lá é conhecer a região do D.U.M.BO, uma abreviação para “Down Under Manhattan Bridge Overpass”, passagem embaixo da Manhattan Bridge.

A região fica no espaço entre a Brooklyn Bridge e a Manhattan Bridge, às margens do East River. Por ali há várias atrações turísticas. A própria arquitetura da região já é um show a parte.

Além disso, também fica ali pertinho o Brooklyn Bridge Park, que oferece vistas incríveis de Nova York em um lugar lindo. O parque está quase sempre lotado, mas vale a pena visitar.

No parque também fica o “Jane’s Carousel”, um belíssimo carrossel liberado para todas as idades e que custa U$ 2 dólares por pessoa.

DUMBO em Nova York.

Outro lugar super legal é o Archway Under Manhattan Bridge. Um dos melhores lugares para fotos em Nova York, os grandes arcos de sustentação da ponte são o cenário perfeito para fotos incríveis.

Com o enquadramento correto, na mesma foto você consegue pegar a região do D.U.M.B.O, a Manhattan Bridge e o Empire State aparecendo entre os arcos! Incrível não é?

The Bronx

Lar dos Yankees, o Bronx é o berço do rap e do hip hop em Nova York. Até os anos 90 o local era conhecido pela violência e pelas sangrentas batalhas entre gangues. Hoje felizmente a situação já mudou bastante e o Bronx é mais seguro e desenvolvido.

O bairro é separado de Manhattan pelo rio Harlem e é o único “borough” da cidade que fica na parte continental dos Estados Unidos e não na ilha.

O Bronx é muito marcado pela pluralidade étnica, sendo que mais de 70 línguas diferentes são faladas pelas ruas do local. O Inglês e Espanhol predominam, como em toda a cidade.

Algumas das atrações mais visitadas do local são o Yankee Stadium e o Museu de Arte do Bronx.

Além disso, depois do filme novo do Coringa, a escadaria da Shakespeare Avenue passou a ser muito visitada. O local ficou conhecido como “Joker Stairs”. Apesar de hoje o bairro ser mais tranquilo, não é um passeio interessante para se fazer sozinho ou a noite.

Queens

O Queens possui o maior território entre todos os bairros de Nova York. Também é o lar de muitos imigrantes, contando com uma grande comunidade de brasileiros. O lugar é tão grande que mais de 80 “bairros” ficam dentro deste distrito, tem até praia.

É um lugar com uma cultura diversa e muito rica, repleto de gastronomia e atrações interessantes, como o Citi Field (estádio do New York Mets) e o complexo de tênis onde acontece o US Open.

Também é no Queens que ficam dois dos principais aeroportos da cidade: John F. Kennedy (JFK) e o La Guardia.

Staten Island

Staten Island, o último dos 5 grandes distritos de Nova York, geralmente fica de fora dos roteiros por não contar com grandes atrações turísticas.

Muita gente que opta por pegar o Staten Island Ferry,  balsa gratuita que passa relativamente perto da Estátua da Liberdade, acaba visitando o bairro antes de voltar para Manhattan.

No local há belas praias e o clima é bem diferente dos outros bairros de Nova York.

Chip de Internet em Nova York

Em Nova York não tem Internet grátis em todos os lugares o que pode ser muito complicado. Já que o celular acaba sendo a principal ferramenta para se localizar por lá.

Até para postar stories e fotos nas redes sociais, sem um bom chip de Internet fica difícil, pois você acaba dependendo do wi-fi da sua hospedagem.

Felizmente é bem prático de resolver esse problema, basta comprar um chip de Internet. A telefonia móvel em Nova York é inacreditável e com um bom chip você vai estar sempre conectado.

Isso ajuda muito principalmente na hora do transporte, para chamar um Uber ou para localizar as estações de metrô e evitar descer no lugar errado.

Nosso principal parceiro é o Viaje Conectado e a gente sempre indica pegar o chip com eles porque acaba sendo mais simples e mais barato do que comprar nos Estados Unidos.

É só fazer o pedido pela Internet que eles entregam na sua casa.

Seguro Viagem para Nova York

Agora que você já sabe quais são os 5 grandes distritos de Nova York, quero te dar mais uma dica super importante para sua viagem.

Nunca vá para os Estados Unidos sem um bom seguro, pois isso pode literalmente acabar com a sua viagem.

Não importa quanto você economize nos passeios, um simples atendimento médico nos Estados Unidos pode custar mais do que sua viagem inteira.

Na primeira viagem que fiz para Orlando, eu quase perdi R$ 83.359,20 por conta de uma internação de 2 dias. Em Nova York a saúde é ainda mais cara.

Eu escrevi um artigo contando em detalhes toda essa história e também explico qual o jeito mais fácil e barato para contratar um bom seguro viagem. Vale a pena conferir.

Deixar uma resposta